Criar Site - Tudo que você precisa saber

Se você quer criar um site ou já tem e quer reformulá-lo, este artigo é pra você!
Aprenda o necessário para ter sucesso com seu site.com.br.


Muita gente quer ter um site para divulgar o seu negócio, aumentar suas vendas, conseguir mais seguidores, divulgar o seu produto ou serviço, ou se tornar famoso, enfim… são tantas as possibilidades ao criar um site… mas, nem tudo são flores, e infelizmente, tem muita gente vendendo gato por lebre.

Então, vou ajudá-lo a entender o mínimo necessário para você ter seu site com qualidade e sem sustos.

Por que eu quero ou deveria ter um site?

Esta é a primeira coisa a se pensar antes de sair procurando um desenvolvedor de sites ou agência para criação de site!

Não basta apenas querer ter um site, você precisa pensar no objetivo real: o que você vai de fato divulgar, quem são seus possíveis clientes, onde eles estão, como você vai vender e entregar seu produto, quais meios de entrega, quais meios de pagamento, etc.

Para cada tipo de necessidade, você terá um tipo de website diferente. Tendo estas informações bem definidas, será mais fácil para uma agência web e desenvolvedor de sites lhe ajudar.

Faça parte do meu GRUPO DE MARKETING exclusivo para hotéis e pousadas!


Devo escolher opções de site gratuito como Wix?

Depende do que você objetiva e do resultado que você quer obter! Sites prontos como a Wix por exemplo podem ser uma boa estratégia para testar a entrada de um produto no mercado; quando você não possui dinheiro para desenvolver site profissional ou contratar um bom desenvolvedor; ou não quer ter custos com desenvolvimento.

Mas, se você quer ter resultados melhores, escolha criar um site profissional, com todos os processos necessários para trazer o resultado que você espera.

Quais são os custos fixos anuais para criar um site?

Para ter um site rodando, você terá um custo fixos que podem ser anual, semestral ou mensal, dependendo de sua escolha ou do tipo de serviço contratado.

Custo com domínio: domínio é o caminho de acesso ao seu site (chamado também de url) como por exemplo, site.com.br. Se o seu domínio terminar em .br o custo será em torno de R$ 30,00 por ano (veja o valor correto no site do Registro.Br. Mas atenção! O registro do domínio que você quer utilizar deve ser feito em seu nome ou em nome da sua empresa!
Leia este outro post que escrevi sobre como registrar um bom domínio.

Custo com servidor de hospedagem: Para criar um site, além do domínio, é preciso contratar um servidor de hospedagem para sites, nele, serão inseridos todos os arquivos necessários para seu site funcionar. Estas empresas costumam trabalhar com contratos mensais, semestrais ou anuais, e o custo médio base é de R$ 14,00 por mês no plano mais básico, existem inúmeras empresas de hospedagem, consulte seu desenvolvedor antes de contratar.

Quais os custos com desenvolvedor de sites ou agência web?

Depende muito da sua região, do que se está contratando e do profissionalismo de cada um. O importante é você saber que, para criar um site de qualidade, você precisa contratar um desenvolvedor de sites ou uma agência web. Em ambos os casos, crie um contrato que lhe permita ter uma certa segurança dos requisitos mínimos para seu site ser considerado bom pelo Google.

Questões como responsividade, performance, SEO podem ser contempladas em contrato para que você não saia no prejuízo. Ter um site bonito, com recursos visuais interessantes não é sinônimo de qualidade. Já vi muito site bonito não trazer retorno nenhum enquantos alguns bem feios, serem verdadeiras máquinas de ganhar dinheiro.

Criei meu site! E agora, preciso investir mais?

Sim! Ter o site apenas não basta, é preciso divulgá-lo na rede para começar a ganhar visitas. Não é do dia pra noite que seu site vai aparecer no Google, isso leva um tempo para acontecer e há muitas variáveis envolvidas.

Em resumo, você precisa trabalhar o marketing digital do seu site para ele ganhar visibilidade, para isso, temos inúmeras opções como: campanhas no Google Adwords, Facebook Ads, Instagram, LinkedIn e outras. Você pode utilizar as redes sociais, disparos de e-mail marketing, vídeos no Youtube, criar um blog... se você quer saber mais, entre em contato e receba uma consultoria gratuita!

Conclusão

Ter um site lhe ajudará muito, mas é preciso saber que ele sozinho não faz milagre. Hoje existem milhões de sites no mesmo nicho de mercado que o seu, querendo ter visibilidade (meu site na primeira página do google). E eles farão o que for possível para que isso aconteça!

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo. Se quer receber conteúdos iguais a este em seu e-mail, assine nossa news aqui do lado direito da tela e se você tem dúvidas, entre em contato para receber uma consultoria gratuita.

Até a próxima!

Faça parte do meu GRUPO DE MARKETING exclusivo para hotéis e pousadas!

Sobre o Autor Diogo Franco

Sou sócio diretor da Agência WebSocorro e da TurisTEC Soluções em Internet, criadora dos portais Ecoviagem e .vou.la, que atualmente atendem mais de 8 mil empresas do setor turístico no Brasil. Trabalho a mais de 10 anos com marketing digital e desenvolvimento de soluções web interativas. Evangelista da web aberta e defensor da acessibilidade na web. Adoro compartilhar minhas experiências adquiridas com milhares de empresas ao longo destes anos e não desprezo uma conversa junto a um bom café. Adoro viajar, conhecer novos hábitos e soluções inovadoras.

Deixe seu comentário