Erros que todo hotel comete - marketing para hotéis

Ao longo destes quinze anos atendendo hotéis e pousadas de todo o Brasil, identificamos alguns erros que são comuns na grande maioria das empresas. E estes erros estão diretamente relacionados às estratégias de marketing digital para hotéis.

Quero compartilhar com você dois destes erros para que você possa evita-los e assim, aumentar o seu número de vendas diretas!

Marketing para hotéis

Redes sociais abandonadas

A grande maioria dos hotéis e pousadas não conseguem manter suas redes sociais devidamente atualizadas. Isso se dá pela correria do dia-a-dia, não darem o devido valor a este tipo de ação ou simplesmente esquecerem.

Porém, ter redes sociais atualizadas, com postagens semanais pode ser a chave do sucesso para suas campanhas patrocinadas. Se sua página no Facebook estiver desatualizada, com poucas fotos e poucos seguidores, com certeza, suas campanhas patrocinadas trarão pouco ou nenhum resultado.

Outro ponto é que muitos usuários utilizam as redes sociais como canal de pesquisa e informação sobre o hotel ou pousada. Manter as redes sociais atualizadas ajuda consideravelmente nas conversões diretas, gerando comentários, interações e até mesmo um aumento de mensagens via inbox.

Procure se diferenciar no conteúdo postado, utilize conteúdo do dia-a-dia da pousada como fotos dos ambientes e infraestrutura, das comodidades inclusas, gastronomia, decoração, serviço ou evento em destaque. Evite criar postagens promocionais o tempo todo, isso é muito chato!

Em nosso tempo como agência, encontramos diversas empresas nesta situação. Então, se você se enquadra neste grupo, separe um tempinho para postar em suas redes sociais semanalmente. ;)

Não ter um mailing (lista de emails)

Provavelmente você tem um site que recebe dezenas de cotações por dia, e claro, sua equipe responde cada um deles rapidamente, não é mesmo? Bom, o que acontece com estes e-mails com o passar dos dias? Ficam esquecidos dentro de uma pasta em sua caixa de e-mail?

Se isso estiver acontecendo, posso afirmar que você está jogando muitas oportunidades de vendas no lixo! Veja, cada usuário que solicita um pedido de cotação se encontra no final da sua jornada de compra (“caminho que um determinado perfil de comprador percorre antes de comprar), ou seja, ele já viu seu anúncio na Booking, leu suas avaliações no TripAdvisor, visualizou suas fotos no Facebook, pesquisou o melhor preço no Trivago e agora, está pronto para comprar.

Mesmo que ele não venha fechar sua reserva neste momento, ele ainda é um potencial cliente para compras futuras, visto que ele já escolheu seu hotel ou pousada entre tantas outras; ele gostou do que viu sobre você durante sua jornada de compra. Isso te dá chances de vender para ele no futuro, em um próximo feriado ou meio de semana.

Por isso, coloque cada contato que pede uma cotação em uma lista (planilha excel) e se relacione com estes usuários através de e-mail ou campanhas patrocinadas. Esta é uma excelente estratégia para gerar vendas diretas.

Dica de nossa equipe

Transforme seu formulário de contato em uma ferramenta eficiente de relacionamento e oportunidades. Seu site deve fazer muito mais que simplesmente enviar e-mails com pedidos de orçamento, ele deve ser o seu melhor vendedor!

Solicite informações que permitam conhecer melhor seu cliente, como: nome, email, WhatsApp (telefone fixo já saiu de moda né :p), data de entrada, data de saída, número de adultos, número de crianças e idade das crianças.

Quando você receber uma cotação, coloque estes dados em uma planilha excel. Você estará criando uma lista para relacionamento e também uma lista de espera!

Lista de espera? Isso mesmo, uma lista onde você pode utilizar o contato direto de sua equipe comercial para vender mais.
Imagine que hoje é quinta-feira e você tem 2 quartos/casal disponíveis para completar a ocupação. Você vai até sua lista de espera e filtra por pessoas que tenham pesquisado para este final de semana e que sejam apenas 2 adultos.

Com os dados em mãos, sua equipe comercial pode entrar em contato com estas pessoas e oferecer uma condição especial para fechar a reserva e garantir o final de semana com 100% de ocupação.
Acha complicado este processo manual? Então experimente o processo de automação de marketing para hotéis, onde toda comunicação acontece de forma automatizada e personalizada para cada perfil de cliente. Incrível né?

Conclusão

Ter redes sociais ativas e um bom mailing é apenas parte do caminho para conseguir mais vendas diretas e depender cada vez menos das OTAs ou agências. Espero que este conteúdo te ajude a dar mais um passo na direção do sucesso!

Te vejo na próxima ;)

Sobre o Autor Diogo Franco

Sou sócio diretor da Agência WebSocorro e da TurisTEC Soluções em Internet, criadora dos portais Ecoviagem e .vou.la, que atualmente atendem mais de 8 mil empresas do setor turístico no Brasil. Trabalho a mais de 10 anos com marketing digital e desenvolvimento de soluções web interativas. Evangelista da web aberta e defensor da acessibilidade na web. Adoro compartilhar minhas experiências adquiridas com milhares de empresas ao longo destes anos e não desprezo uma conversa junto a um bom café. Adoro viajar, conhecer novos hábitos e soluções inovadoras.

Deixe seu comentário