Muitos me perguntam sobre a importância do domínio para indexação ao criar site. E sim! Domínios influenciam na indexação do seu site. Mas, não tanto quanto falam por aí.

Muito mais que escolher um bom domínio ao criar site, você precisa ter um bom conteúdo para o nicho que você pretende atender. É claro, um domínio que contenha as palavras-chave para o seu nicho de mercado, lhe ajudará, mas ele não fará todo o trabalho sozinho.

Por exemplo, se você for um hotel fazenda e seu domínio conter a palavra-chave “hotel fazenda”, ele terá mais relevância para este tipo de pesquisa do que simplesmente o nome do hotel, veja o seguinte exemplo:

www.hotelfazendajequitiba.com.br é mais relevante do que www.jequitiba.com.br se tratando de uma busca por “hotéis fazenda”, seja ele no plural ou singular. Mas, se o domínio www.jequitiba.com.br tiver diversos conteúdos internos com a palavra-chave “hotel fazenda” ou “hotel fazenda jequitibá”, então ele também será considerado relevante e poderá aparecer nos resultados de busca.

Por isso digo que, mais importante de tudo é a qualidade do seu conteúdo e não o domínio, ok? Então vamos avançar.

Muita gente ao querer criar site, contrata uma agência web ou desenvolvedor web para criação de sites, e contemplado dentro do trabalho desta empresa ou desenvolvedor, está o de registrar domínio. Acontece que muitas destas empresas ou desenvolvedores, para agilizar o processo, registram domínios em seu nome ou, em nome da sua empresa.

Neste caso, quem fica “dono” do seu domínio é ele, e não você! Isso é um grande problema pois no futuro, isto pode te trazer uma tremenda dor de cabeça. Não foram poucos os casos onde tivemos que intermediar mudanças de propriedade para domínios, que geraram prejuízos aos nossos clientes. Problemas com senha ou troca de Ids quase sempre gera um tremendo stress.

Então, ao registrar um novo domínio, exija que ele seja registrado em seu nome ou em nome da sua empresa, e que todos os dados de contato como, email, telefone, endereço, etc., também sejam seus. Isso evita uma série de problemas e você se torna o detentor do domínio, evitando ficar dependente ou refém de uma agência web ou, desenvolvedor web.

E se você já tem um domínio e quer saber se ele está corretamente registrado em seu nome, basta seguir as dicas abaixo.

 

Seu domínio termina com .br? (site.com.br)

Se a resposta é sim, basta você acessar o site do Registro.br e pesquisar pelo seu domínio sem o www, no campo “Faça sua consulta” e depois clicar no botão consultar.

Note que eu utilizei o domínio da Agência WebSocorro para lhe explicar os dados retornados.


Logo abaixo, será carregado as informações sobre o seu domínio, como: nome do responsável, documento, data da criação, expiração, etc.

Fique atento aos campos: Contato Titular e Contato Administrativo, veja que eles possuem como valor um código com letras e números (WIBLM).

Logo abaixo dos dados do domínio (imagem acima), se encontra as informações referentes a todos os códigos presente nos campos Contato Titular, Contato Administrativo, Contato Técnico e Contato Cobrança, ali consta o nome do responsável, e-mail, e outras informações. Entenda o significado destes campos:

Contato Titular: Como o próprio nome já diz, se trata do titular do domínio registrado no Registro.Br, seus dados ou dados de sua empresa devem estar aqui!
Contato Administrativo: É o contato responsável por administrar qualquer mudança no Registro.br. Salvo exceções, seus dados ou dados de sua empresa devem estar aqui.
Contato Técnico: Se trata do contato da agência web/desenvolvedor web que criou seu site.
Contato Cobrança: Se trata da pessoa responsável por receber as cobranças de renovação referente única e exclusivamente ao registro do seu domínio no Registro.Br.

Note que em ambos os Ids estão com dados da WebSocorro, e que o email é da WebSocorro. No seu caso, em pelo menos um deles, deveria ser o seu nome ou nome da sua empresa e o seu email ou email da sua empresa.

 

Se seu nome e email estiverem nos campos Contato Titular e Contato Administrativo, belezura! Está tudo certo e você tem total autonomia sobre ele, caso contrário, converse com seu desenvolvedor web ou agência web e peça que ele transfira o domínio para seu nome ou empresa.

 

Seu domínio NÃO termina com .br? (site.com)

Se seu domínio não termina com .br significa que ele não é um domínio brasileiro e sim, internacional. Logo, você precisará acessar um outro site para saber quais os dados do responsável pela contratação deste domínio.

Para saber quem registrou o seu domínio internacional, você pode utilizar o serviço da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) que é bem parecido com o Registro.Br, mas desta vez, para domínios internacionais.

Basta digitar o seu domínio sem o www no campo “Enter a domain” e clicar no botão “Lookup”. Vou utilizar como exemplo o site do jornal Inglês, The New York Times.

O site pedirá que você confirme que não é um robô, basta digitar o que você está vendo nas imagens, no campo de texto abaixo das imagens e clicar novamente em “Lookup”.

Logo abaixo, aparecerá os dados referentes aos contato administrativo do seu domínio, igual ao Registro.br, só que em inglês!

Se seu nome e email estiver nos campos Registrant Contact e Admin Contact, Parabéns! Está tudo certo e você tem total autonomia sobre ele, caso contrário, converse com seu desenvolvedor e peça que ele transfira o domínio para seu nome.

Conclusão

Seja lá qual for o seu domínio, ele deve estar registrado em seu nome ou empresa e você deve ter os dados de acesso ao Registro.Br ou qualquer outro órgão para registro de domínios, seja ele nacional ou internacional. Isso lhe poupará tempo e dinheiro quando precisar fazer alguma alteração, trocar de desenvolvedor ou agência, publicar um novo site, alterar DNS, renovar seu domínio por mais um ano, etc.

Não deixe de ler este outro artigo que trás dicas para você criar site ou refazer o atual.

Espero que você tenha gostado destas dicas e se você ficou com alguma duvida, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima 😉

0

233 comments

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>